Música, vÃdeo, ilustrações, jogos interativos, oficinas e vários estandes. É assim, usando os mais diversos formatos e linguagens, que a Fiocruz Minas apresentará suas atividades em uma mostra cientÃfica, que acontece no dia 25 de outubro, como parte da programação da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento será realizado no Centro de Referência da Juventude, que fica na área central de Belo Horizonte, das 8h30 à s 16h30. Cerca de mil pessoas já confirmaram presença, principalmente estudantes de escolas públicas da região.
Mais que uma feira de exposição de temas cientÃficos, o evento pretende mostrar de que forma a ciência tem contribuÃdo para solucionar os problemas da humanidade, especialmente no que se refere à saúde e a questões ambientais. Para isso, futuros cientistas, hoje alunos de iniciação cientÃfica e cursos de pós-graduação da unidade, conduzirão o público. Durante o percurso, visitarão diversos estandes que trazem um pouco da trajetória da Fiocruz Minas no enfrentamento de doenças e de outros problemas que interferem nas condições de saúde da sociedade. VÃdeo, maquetes, pôsteres, fotografias e vários banners compõem a exposição.
Durante todo o dia, pesquisadores da instituição vão interagir com as pessoas que passarem pelo local. Os visitantes também poderão participar de oficinas para fabricar microscópio e uma agenda da saúde, indicando onde a população pode ter acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Os materiais produzidos ficarão com as escolas visitantes.  A mostra também conta com a participação de instituições parceiras, como a Fundação Ezequiel Dias (Funed), com a exposição Serpentes e AracnÃdeos, e o Museu Ponto-UFMG, com as galeria de seres vivos e de desafios.
DJs tocando músicas que remetem ao tema deixarão a visitação ainda mais animada. No final, o público poderá registrar suas impressões, com a ajuda de um ilustrador, que montará um grande painel.
O Centro de Referência da Juventude fica na Rua Guaicurus, 50, Centro, Belo Horizonte- MG.
Â