Doenças em Foco
- Humanas
-
-
-
- Zoonoses
-
-
-
Vacina contra a dengue
Pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Vacinas (INCTV) vêm trabalhando em parceria com a Biomanguinhos – indústria privada sem fins lucrativos sediada no campus da Fiocruz – no desenvolvimento de vacinas contra a dengue. A Biomanguinhos dedica-se à produção de vacinas humanas e é responsável pelo fornecimento da vacina contra a febre amarela para todo o Brasil e outros países. Os esforços conjuntos dos pesquisadores do INCTV e da Biomanguinhos resultaram no desenvolvimento do vírus altamente atenuado da febre amarela (17D) como vetor vacinal recombinante.
O projeto mais avançado desse programa de pesquisa é o de uma vacina contra a dengue com o emprego do vírus 17D, expressando antígenos de superfície do vírus da doença. Essa vacina mostrou-se altamente imunogênica em primatas, e capaz de induzir anticorpos neutralizantes contra o vírus da dengue. Os pesquisadores vêm investindo, ainda, em uma segunda alternativa para chegar a uma vacina contra a doença, por meio de uma formulação que contém diferentes sorotipos de vírus da dengue inativados.
A busca de uma vacina eficaz contra a dengue tem por objetivo conter o avanço da doença que afeta, a cada ano, cerca de 50 milhões de pessoas no mundo. Em recente epidemia no Brasil, houve um milhão de indivíduos infectados. Destes, três mil desenvolveram a dengue hemorrágica grave, que foi letal em 4% dos casos.
Bonaldo MC et al. (2006). Construction and characterization of recombinant flaviviruses bearing insertions between E and NS1 genes. Virology Journal, 4:115.
Vacina contra a dengue
em construção